Órgãos Genitais Femininos

Ovários

Dois órgãos de formato arredondado, localizados abaixo das trompas de Falópio, em ambos os lados do útero. A mulher nasce com cerca de 300 a 400 mil óvulos imaturos; no entanto, os óvulos não amadurecem até você atingir a puberdade. Os ovários são do tamanho de uma amêndoa. Durante uma vida inteira, menos de mil óvulos dos seus ovários vão de fato chegar à maturidade.

Trompas de Falópio

Seu tamanho variável, fino e estão ligadas uma de cada lado do útero. As extremidades opostas ficam voltadas para os ovários e flutuam livremente. Essas extremidades soltas têm as pontas em forma de franja que são das fimbrias, encarregada de captar o óvulo liberada do ovário. Depois minúsculos cílios tratam de empurrá-lo até o útero. Se o óvulo encontrar um esperma antes de alcançar o útero, ele pode ser fertilizado. Então o óvulo fertilizado viaja até o útero e começa a se desenvolver em um feto.

Útero

É uma bolsa que tem a forma de uma pêra de cabeça para baixo, localizada entre a sua bexiga e o reto. É um órgão oco, revestido por fibras musculares.

Mensalmente o útero, sob ação de hormônios femininos (estrogênio e progesterona), se prepara para receber o óvulo fecundado, através do endométrio, que é camada que reveste o interior do útero. Se não há a fecundação, essa camada extra que estava se preparando para receber o óvulo fecundado, é desprendida e eliminada em forma de menstruação através de um canal situado no colo do útero que é o cervix. O principal objetivo do útero é carregar o feto quando você estiver grávida. O que é surpreendente é que o útero não passa do tamanho de uma mão fechada - mesmo numa mulher adulta. No entanto, é um órgão muito elástico e, quando você fica grávida, as paredes musculares do útero se expandem à medida que o bebê cresce.

Vagina

É um tubo ou canal elástico e muscular, que vai desde a parte externa do seu corpo até o útero. Ela é a porta de entrada para os órgãos internos do seu sistema reprodutor.

Com 8 a 13 centímetros aproximadamente de extensão, somente os 3 a 4 cm a partir do orifício vaginal, possui inervações que permitem que permitem ter sensações, por isso a grande maioria das mulheres se excitam com estímulos nesse local, e por isso também que se usa absorvente interno sem que haja incômodo (desde que se coloque no lugar certo: no fundo da vagina).

Vulva

É o conjunto de órgãos sexuais externos.

Compreende os pequenos e grandes lábios, o clitóris, o início do canal vaginal e da uretra.