Etapas do Parto

Seu corpo se prepara

Acada semana que passa, você acompanha maravilhada o aumento de sua barriga,sinal mais evidente da gravidez. O abaulamento do abdome, mais pronunciado apartir do quarto mês, decorre da necessidade de espaço para o bebê sedesenvolver no interior da cavidade uterina. Para se ter uma idéia dê quanto oútero se modifica durante a gestação, basta lembrar que o órgão, cujo formatonormal assemelha-se ao de uma mão fechada, abrigará ao final dos nove meses umvolume de peso nunca inferior a cinco quilos: bebê, placenta e o líquido ondeele se acomoda. À medida que vai precisando de espaço, o feto vai forçando odeslocamento de vários órgãos, como o fígado, o estômago, os intestinos e abexiga. Outros músculos também tomam parte nesse processo de descobrir umlugar onde aninhar com conforto o bebê que está crescendo dentro de você. Os músculos abdominais, dotados 'de fibras de grande elasticidade, se expandemdurante os dois últimos trimestres da gravidez.

Para que, depois, você volte àantiga forma é preciso exercitá-los, preservando a sua tonicidade. Umamusculatura que se alonga e não se contrai acaba se tornando flácida e éjustamente isto que tem de ser evitado. Com ginástica, você se livra daflacidez - FLACIDEZ é uma palavra que mete medo em todos homens e mulheres. Eo que dizer então de seu significado para as grávidas? Realmente, os músculosabdominais se esticam ao máximo durante a gravidez, mas você pode ter certezade que com a sua participação, com o seu em penho, estes músculos estarão outravez em forma, após o nascimento do bebê. Mulheres que sempre fizeramginástica, e que estão por isso com os músculos abdominais mais elásticos, jáentram na gravidez com grande vantagem.

Isto não quer dizer que as outrasestejam condenadas a uma flacidez abdominal. Nada disso. Se você já completouo terceiro mês de gestação, comece sua ginástica amanhã. Ao contrário do quese pensa, o enfraquecimento, a perda de rigidez da musculatura abdominalocorre antes do parto, em bora, é claro, só fique mais evidente depois que abarriga volta ao normal. É muito comum se ouvir dizer que fulana está com umabarriga bonita. O elogio deve-se, quase sempre, ao reduzido volume do ventre ea seu aspecto rijo, como se estivesse suspenso por uma cinta invisível. Talvezseja uma novidade para muitas gestantes, mas a verdade é que o abaulamentoexagerado do ventre é decorrente da falta de exercícios.

Quando a musculaturaestá sendo trabalhada de forma a contrair-se, o útero tem um crescimento paracima (na direção do umbigo), ao invés de se projetar para a frente. Além desinalizar a possibilidade de uma flacidez muscular, esse abaulamento exageradoacarreta prejuízos durante e após a gravidez. Como a barriga está pesandomuito, a gestante começa a deslocar o corpo para a frente e, na busca desseequilíbrio, acaba forçando demasiadamente a coluna vertebral. Isto costumaprovocar dores agudas nas costas, em virtude de compressão das raízes dosnervos. A outra conseqüência do abaulamento exagerado do ventre é oesgarçamento das camadas mais profundas da pele, outro fantasma que viveassustando muita gente e que é conhecido pelo nome de estria.

Ginástica: academia é a melhor opção - Apartir do terceiro mês de gravidez, amulher já pode iniciar um programa de ginástica, três dias na semana, à basede exercícios musculares, respiratórios e de relaxamento. Os exercíciosrespiratórios serão de grande valia durante o trabalho de parto da mesma formaque os de relaxamento, que podem ser espontâneos ou induzidos.Ver Etapas do Parto 2

Fonte: Site O TRIUNFO DO CORPO HUMANO